segunda-feira, 21 de julho de 2014

A Criança e as Tarefas Domésticas

Atribuir tarefas às crianças é uma das melhores técnicas de educação infantil e uma excelente maneira de criar um sentimento de competência e cooperação construindo uma unidade familiar mais forte. As tarefas domésticas estabelecem hábitos úteis e ensinam lealdade e compromisso com o trabalho. Crianças que crescem vendo tarefas como uma parte normal do cotidiano encontram muito mais facilmente o fluxo para a vida adulta do que aquelas sem essa responsabilidade.

Como começar?


Obter a ajuda do seu filho nas tarefas pode ser um pouco difícil no início, uma dose extra de paciência pode ser necessária. Para algumas famílias é relativamente fácil ensinar os filhos sobre o que fazer e como fazer, mas para outras famílias isto pode ser um grande problema.
Uma dica é que você transmita ao seu filho ainda em tenra idade que todos os membros da família devem trabalhar juntos para fazer funcionar o lar e que cada pessoa deve fazer a sua parte, incluindo ele. Outras dicas são:
  • Ensine uma tarefa de cada vez. As crianças podem ficar confusas quando são obrigadas a aprender varias tarefas de uma única vez.
  • Decomponha a tarefa em pequenas partes. Não diga para limpar o quarto, seja específica, "tire o pó", "troque os lençóis" etc.
  • Aplicar conseqüências lógicas. Se seu filho se esquece varias vezes de guardar a bicicleta no lugar certo. Uma conseqüência lógica seria deixá-lo sem andar de bicicleta por alguns dias.
  • Não faça a tarefa do seu filho se ele se recusar ou esquecer. Se isto acontecer, ele estará demonstrando duas coisas: Você não tem autoridade e porque ele cumpriria tal tarefa se tem alguém que faça por ele.

Tarefas apropriadas a cada idade

Tenha em mente que nem todas as crianças são capazes de fazer as mesmas tarefas com a mesma idade. Deixe seu filho seguir suas habilidades e interesses. Dê-lhe retorno ao longo do caminho para ajudá-lo na sua aprendizagem. Lembre-se que você está preparando o terreno para seu filho se sentir "bem ajudando" e no entendimento de que os membros da família devem trabalhar juntos para manter o lar.

Segue uma lista de tarefas da qual você pode escolher algumas para seu filho:
  • Crianças de 2 a 3 anos de idade: Guardar brinquedos, colocar roupas sujas no cesto, limpar o pó das estantes mais baixas.
  • Crianças de 4 a 5 anos de idade: Arrumar cama, esvaziar lixeiras, arrancar ervas daninhas, varrer migalhas, regar flores, lavar louças de "plástico".
  • Crianças de 6 a 7 anos de idade: Aspirar o quarto, tirar o pó, ajudar a preparar o almoço, manter quarto sempre arrumado, preparar seu lanche, atender ao telefone.
  • Crianças de 8 a 9 anos de idade: Lavar louça, guardar mantimentos, ajudar a fazer o jantar, preparar a mesa, dobrar e guardar roupa, descascar legumes, passar pano no chão.
  • Crianças a partir ou acima dos 10 anos de idade: Lavar, secar e guardar louça, dobrar roupas, limpar banheiros, lavar o carro, preparar refeições simples com a supervisão de um adulto, passar roupa, cuidar da roupa suja, cortar grama, trocar a roupa de cama.

Lembre-se, cada criança tem estilos diferentes de aprendizagem e habilidades e que a lista acima não pretende ser cegamente seguida. Empurrar seu filho para fazer muito em pouco tempo pode resultar em uma criança, sobrecarregada e frustrada.

Nenhum comentário: