sábado, 15 de agosto de 2015

Como ajudar uma pessoa com depressão?

Uma pessoa com depressão tende a se sentir submersa em um ambiente de incompreensão. Precisa do seu círculo mais próximo para superar o estado em que se encontra, já que o tratamento que recebe dos outros pode melhorar o seu processo de recuperação.

Como se sente uma pessoa com depressão?

 Você já se perguntou alguma vez como se sente essa pessoa, amigo, familiar, conhecido, que lhe comentou que sofre de depressão?

É importante entender como se sente uma pessoa com depressão, já que através da compreensão se estabelece um vínculo mais próximo com ela. A ajuda é muito mais uma questão de entender o que a outra pessoa está passando, do que tentar fazer com que ela deixe de sentir assim.

Todas as pessoas, em maior ou menor grau, já experimentaram muitos dos sintomas que estão relacionados à depressão. Sentindo-se triste sem saber por que; com falta de motivação para conseguir o que se quer; falta de vontade e desinteresse pelo que antes gostava de fazer; não encontrar a satisfação nas coisas que faz; irritabilidade, dificuldade em se concentrar, etc.

Uma pessoa com depressão mantém esses sintomas por um período de tempo prolongado, levando a vida com dificuldade. Se vê presa em uma ambivalência entre o que gostaria de fazer e o que realmente faz.

O sentimento mais comum é o de achar que não existe no mundo alguém capaz de compreender a sua verdade quanto ao que está passando, já que essa pessoa irá se sentir aniquilada e frustrada tanto física quanto emocionalmente.

Como podemos ajudar uma pessoa que está sofrendo de depressão?

A intenção de querer ajudar alguém querido que tem depressão não é suficiente, é necessário além disso saber que tipo de coisa estamos fazendo errado. O apoio social é importante para a pessoa com depressão, contudo, em muitas ocasiões esta tentativa de apoio se transforma justamente no contrário, piorando a situação.

Quando estamos vendo a uma pessoa querida sofrer, qual é a primeira coisa que procuramos fazer?  Em geral é animá-la e querer fazê-la ver as coisas como nós as vemos. Esta é uma das condutas que é preciso tentar evitar e que se repete muitas vezes.

Apenas queremos ajudar, mas frente a uma pessoa com depressão, se não o fizermos de uma forma adequada, poderemos prejudicar mais do que ajudar.

Por isso é importante seguir certas orientações de como agir, para realmente ajudar uma pessoa que padece de depressão. Principalmente saber que tipo de coisa não é recomendável fazer.

É importante que a pessoa se sinta valorizada. Às vezes podemos ter a tendência de fazer censuras, principalmente porque essa situação pode ser muito frustrante, já que requer paciência e muito tato. Esclarecer à pessoa afetada que você a valoriza e que ela é importante para você é fundamental para que não caia no pensamento de que representa um fardo.

As frases de ânimo podem se virar contra a pessoa com depressão. Tentar animar uma pessoa que não tem vontade de fazer nada pode ser contraproducente, já que esta pessoa, ao se ver impedida de recuperar a energia e o ânimo, se sente ainda mais culpada.

Não diga frases como: “Anime-se! Isso não é nada, com certeza já passa! Seja positivo! Compreendo muito bem como você se sente, etc.”  A única coisa que você estará conseguindo será fazer com que se sinta mais triste e frustrada. Com esse tipo de mensagem, estamos dizendo à pessoa que ela é fraca por não ter a força necessária, que ela é a responsável por não querer sair deste estado.

É fundamental aceitar que existe um problema e dar a ele a devida importância. Ao banalizar e dar pouco valor ao que está acontecendo, a pessoa com depressão se verá ainda mais desorientada e não terá disposição para aceitar ajuda.

Nosso papel não é o de um psicólogo. Não tenha a intenção de ser um psicólogo. Muitas vezes caímos no erro de acreditar que podemos solucionar o que está acontecendo, mas isso é mais complicado do que parece e requer atenção profissional.

Sendo assim, apesar do apoio das pessoas queridas ser importante, na maioria dos casos ele não é suficiente. A ajuda especializada é fundamental, tanto para estabelecer um diagnóstico quanto para definir um tratamento e o acompanhamento adequado.

Fazer a pessoa com depressão entender que não está sozinha e que você está ao seu lado para o que precisar de forma incondicional será de grande alivio para ela. Com o seu apoio, percebendo que você está presente sempre que ela precisar, ela sentirá mais segurança para enfrentar a vida.

Sempre é recomendável consultar um psicólogo o quanto antes, a fim de facilitar o processo e dar uma solução adequada ao mal-estar e ao sofrimento que a pessoa experimenta.



Um comentário:

Anônimo disse...

adorei :D