quinta-feira, 4 de maio de 2017

Psicologia Organizacional e do Trabalho - POT

Bom no meu dia a dia muitas pessoas me perguntam o que um psicólogo faz em uma empresa. Pois bem vamos lá: Um psicólogo quando está dentro de uma organização não significa que ele não está exercendo sua profissão, e sim que ele escolheu outra área de atuação dentre as dezenas que existem, e muitas vezes por falta de conhecimento ou por falta de espaço as pessoas não conhecem.

Algo irritante e comum também são perguntas do tipo você cuida dos loucos no trabalho? afs essa é uma das piores. Escolher essa área POT (Psicologia Organizacional e do Trabalho) é tentar ajudar as pessoas a enxergarem um lado humano de verdade no trabalho, por isso temos um papel diferenciado nas organizações, estamos ali no meio do "patrão" e do "empregado" sempre buscando harmonizar e equilibrar essa relação, me deixa enfurecida ver, ler ou ouvir pessoas comparando o Psicólogo com outros profissionais, nada contra porém cada uma teve uma preparação diferente para trabalhar.

Nós psicólogos organizacionais trabalhamos duro para conquistar nosso espaço no mundo corporativo, agarramos cada oportunidade já que muitas vezes nossos representantes de profissão também esquecem de nós, por isso digo sempre POT é para quem gosta, para quem tem sangue nos olhos e não tem medo longas jornadas de trabalho, trabalhamos diariamente para escrever uma trajetória de sucesso e conquistar espaço e garanto a todos já avançamos muito.

E para aqueles que ainda tem dúvidas sobre nossa atuação seguem algumas das nossas atividades "lá dentro" da empresa. Somos aquele profissional que cuidadosamente enxerga além das letras do seu currículo, aquela pessoa que entende que em uma situação de avaliação você não terá o rendimento esperado, aquela que enxerga mais potencial na pessoa do que ela própria e trabalha para desenvolve-la, aquela que quando você chega desesperada com a cabeça quente te orienta a pensar e te ouve e não se aproveita desse momento, aquela que treina, que olha nos olhos, que tem empatia, que cuida e acolhe quem está mais fragilizado, aquela que sabe através de técnicas onde é o melhor lugar para cada um, aquela que tenta todos os dias colocar Humanos nos Recursos e muitas outras coisas.. enfim poderia falar milhões de atividades e de forma complicada com palavras maravilhosas porém preciso ser clara e ser entendida por todos, assim quando eu disser sou Psicóloga e trabalho em uma empresa as pessoas irão saber o que é isso. 

Tatcher Guedes - Psicóloga Organizacional

Nenhum comentário: